quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HISTÓRIA, TIPOS E DICAS SOBRE TAPETES

História, tipos e dicas

Escolha o tapete certo e dê charme e requinte a sua decoração

Existem certos detalhes na decoração de interiores que podem passar despercebidos mas que são importantes para definir o visual de um ambiente.Como a escolha, do tapete, por exemplo, que pode ser determinante para a composição de sua sala de estar, além de trazer mais conforto e aconchego para a residência.
Para escolher o modelo que mais combina com a decoração que você deseja aplicar no espaço escolhido, leve em conta os materiais e os móveis que já foram comprados. Não é difícil harmonizar o ambiente, mas certos cuidados podem evitar irritações mais tarde. Conheça um pouco mais sobre esta peça de decoração tão antiga, que acompanha a humanidade desde o nascimento da civilização.

História do tapete

Segundo pesquisadores, o primeiro exemplar de tapete que se tem notícia foi feito há cerca de 2.500 anos, no Irã.  Entretanto, a origem exata do tapete é algo difícil de se determinar, pois os materiais mais comuns – lã, seda e algodão – não resistem ao tempo.
O famoso tapete persa é uma das principais manifestações artísticas desta cultura. Entre os motivos mais comuns utilizados em suas tramas, estão os ramos de videira, arabescos, palmeiras, nuvens,  e medalhões, com figuras geométricas. Diferentemente dos tapetes turcos, costumam representar também animais e humanos.
Os tapetes costumavam ser fabricados com lã e algodão; os exemplares de seda, menos duráveis (e por isso raros), geralmente são exibidos como tapeçarias nas paredes. O algodão é mais utilizado em tapetes para ambientes populares.
Nos dias de hoje, a produção de tapetes persas é totalmente mecanizada, mas os trabalhos feitos à mão ainda são encontrados, embora tenham alcançado o estado de arte e um preço mais elevado.

Tipos de tapetes

Apesar do tapete persa ser o mais conhecido e procurado, existem padronagens características da Índia,
Turquia, Nepal, Egito, China, Libano e Israel, entre outros.

No Brasil, é possível encontrar diversos tipos em lojas de departamento e casas especializadas. Se você está procurando uma opção para decorar seu espaço sem muitos detalhes, um modelo liso já faz diferença. Para pessoas que não tem tempo para cuidar das peças, o ideal é procurar materiais práticos e fáceis de limpar. Os sintéticos são ideais: podem ser lavados à seco e duram bastante. Uma excelente notícia para os alérgicos é que o sisal, um dos materiais da moda, não costumam acumular poeira e são perfeitos para ambientes externos.
Seja qual for o material, procure os modelos que incluem proteção ultravioleta se o local está muito exposto ao sol. E cuidados extras com os tapetes de couro: eles são lindos, mas estão mais propensos a alterações se ficarem diretamente expostos. Procure usá-los em ambientes que não recebem muito sol pela manhã.

Dicas para decoração

Não se tratam de regras exatas, mas algumas dicas podem ajudar você a posicionar melhor os tapetes em sua casa, sem se aborrecer depois. Na sala de jantar, procure deixá-lo bem no centro. Escolha um tapete maior, calculando o espaço para as cadeiras, evitando que elas fiquem bambas pelo desnível.
Para uma harmonia maior na sala de estar, deixe uma margem de até 30 centímetros ao colocá-lo sob o sofá. Observe as cores:  para deixar um ambiente mais leve, use uma cor mais escura que a do sofá, apostando nos tons mais neutros. Se o sofá for muito colorido, compre um tapete liso com uma cor que esteja presente na estampa do móvel.

Como limpar

 - Se possível, aspire diariamente para retirar a gordura e o pó. Além de evitar problemas respiratórios, esse cuidado ajuda a conservar o material.
- O uso de capachos e tapetes de banheiro ajudam a conservar os tapetes maiores, retendo a maior parte da sujeira trazida de outros cômodos e da rua.
- Tapetes de materiais sintéticos podem, em geral, ser lavados à seco. Tapetes mais delicados merecem atenção especial. Se não tiver tempo, deixe o serviço para uma lavandeira especializada.
- Se deixar algum líquido ou comida cair no tapete, limpe imediatamente. Existe diversos produtos anti-manchas no mercado que poderão ser usados para prevenir estragos permanentes. Se não tiver nenhum deles à mão, use uma esponja com sabão neutro e algumas gotas de amoníaco. Depois de seco, aspire dos dois lados.

Escolha um tapete com a cara da sua casa!

fonte: http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=301

Nenhum comentário:

Postar um comentário